"Vida simples" - O sorriso

Bom dia a todos!!!


A nossa vida não tem mistérios.
Muitas vezes, complicamos tudo, com palavras desnecessárias ou atitudes incovenientes.
É tão simples, basta darmos um sorriso e agirmos com palavras sutis, não necessariamente palavras doces, mas tudo pode dar certo.
Por que estou dizendo isso? vocês devem estar se perguntando.
Quantas vezes, encontramos pessoas que conhecemos e nem sabemos o que esta se passando em sua vida, e já atiramos mil e uma pedras, como se nós também não falássemos coisas, ou agíssemos de algum modo estranho.
Tive uma experiência a pouco tempo atrás. Conhecemos um casal, na qual a mulher era, digamos, quase insuportável, tinha umas atitudes, que mais parecia um general mandando e desmandando em todos, como se somente ela, soubesse o que fazer e como fazer. E eu precisaria conversar com ela todos os dias, por causa do trabalho que foi direcionado. Reclamei, reclamei muito, mas muito mesmo com meu esposo sobre isso. Ele apenas pediu que eu tivesse calma e não a julgasse assim.
Um certo dia, saímos para distrair um pouco e alguns amigos estavam lá, inclusive o casal citado.
Começamos a conversar e ela começou contar sobre sua vida, na infância. Tinha perdido sua mãe muito nova, com apenas 12 ou 13 anos (adolescente) e como era a mais velha de uma família de 4 ou 5 irmãos (não me recordo bem), precisou tomar as rédias da família, já que não tinha o pai (que também era falecido), apenas uma tia, que também era nova ajudava um pouco ela. Ela contou que até ajudava no abate de porcos,    eles matavam, e ela cortava os pedaços e separava-os. Pense isso, numa criança com 12 ou 13 anos. Cuidou de todos seus irmãos até que crescessem e estudassem, tanto que ela mesma não concluiu seus estudos (fez somente até a 5ª série).
Hoje, ela para mim, é uma grande amiga, mãe de família, e voltou a estudar para terminar seu ensino fundamental. Conheci uma irmã dela, também é linda e muito diferente dela, em relação a atitudes, acho que é uma das mais novas.
Aprendi, que muitas vezes, a vida nos transforma sem querermos ser transformados, é preciso que a gente aceite as pessoas como elas são, podendo talvez ajudá-las com alguns toques e diálogos.
Ela percebeu que eu e meu esposo compreendemos suas ações e passou a nos respeitar, ouvindo-nos mais, o que ela não fazia antes.
Por isso eu digo, que um sorriso e palavras sutis fazem bem e ajudam, muitas vezes.
É a simplicidade de um sorriso e de ações.


Abraços e uma ótima semana para todos!!!

5 comentários:

  1. Atitude sempre sábia e evangélica a de vocês. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Concordo atraímos pelas nossas atitudes.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Mara, muitas vezes cometemos esse erro, de julgar as pessoas. E uma mulher como a sua amiga, com o histórico de vida dela, tem tudo pra ser amarga. Que bom que conversaram, se entenderam. Talvez ela precise disso: pessoas que a entendam e aceitem-na como é. E só pelo fato de já ter mudado a atitude com vocês, significa que está à vontade, que "baixou a guarda" e agora pode ser ela mesma. A dureza da vida impõe uma atitude às vezes impenetrável da pessoa, como se fosse sofrer menos.
    Parabéns a você por tê-la entendido e acolhido. Uma verdadeira amiga!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Que bom que teve essa experiencia Mara, muda nossa visao do outro..temos sempre que dar chances ao proximo....
    Querida, tenha um lindo final-de-semana,
    beijinhos cheios de carinho
    So

    ResponderExcluir