OFICINA

Boa tarde a todos!!!

Estou um pouco sumida, é verdade, mas em dezembro e janeiro, voltarei com mais participação e visitas as amigas blogueiras.
Bom vou aplicar uma ofina esta e na outra semana. Será uma oficina de desenho à carvão, que será relacionada com a Literatura de Cordel e a Xilogravura.
Para efeito de informação:
Literatura de Cordel
É um tipo de poesia, geralmente oral, que depois é impressa e vendida em folhetos rústicos. Nas vendas, esses folhetos são expostos em cordas, cordéis ou barbantes, daí vem o nome "Literatura de Cordel", este nome vem de Portugal, porém no Brasil, os chamamos de folhetos.
O costume de pendurar esses folhetos em barbante não foi muito herdado no Brasil, por isso, você pode encontrar a Literatura de Cordel pendurada em barbante ou não.
São escritos em rima, e alguns folhetos são ilustrados com Xilogravura que também está presente na capa.
Os cordelistas (autores) recitam esses versos de forma cadenciada e melodiosa, acompanhados com a viola. Às vezes, também fazem uma leitura empolgada para chamar a atenção dos possíveis compradores.
Essa Literatura é uma produção típica do Nordeste do Brasil.
(Na próxima semana vou postar a Literatura de Cordel que mais aprecio)

Xilogravura
É uma técnica de gravura, onde se usa como matriz a madeira, possibilitando a reprodução da imagem e de textos sobre papéis ou suportes adequados.
É inversamente parecida com o carimbo.
A xilogravura exige que se entalhe na madeira, usando um instrumento cortante denominado buril ou goivas, a imagem que deseja imprimir. Depois disso usa-se um rolo de borracha molhado em tinta, tocando as partes elevadas do entalhe. Por último se imprime a imagem em alto relevo, em papéis ou panos especiais. O resultado é lindíssimo, pois temos uma impressão com a textura da madeira impressa no suporte.

DESENHO A CARVÃO
O carvão é um dos materiais de desenho mais antigo, foi usado na pré história , na pintura das cavernas (como exemplo dos primórdios da Arte, cito a Gruta de Lacaux, na França).
Durante a Idade Média já era aplicado sobre papel, e no período do Renascimento já era amplamente conhecido pelos artistas, mas é sobretudo nos séculos XIX e XX, que o carvão adquire maior atenção, em parte, devido ao surgimento dos fixadores que lhe conferem maior resistência e durabilidade, permitindo que o desenho a carvão possa ser um protagonista por si mesmo, enquanto que no passado os trabalhos a carvão eram facilmente perdidos e considerados apenas como uma técnica de estudo.
Até os finais do século XVI, não se conheciam os fixadores, terá sido em Veneza que esses começaram a serem usados pela primeira vez, para preservação dos desenhos a carvão, uma descoberta que fez com que os artistas utilizassem mais esse material, em desenhos finais.
Tem muito mais a se dizer, mas gostaria de mostrar dois trabalhos que fiz para apresentar na oficina:


 No primeiro desenho à carvão fiz bem detalhado, esfumado, já no segundo fiz com traços mais rústicos e que seria possível entalhar na madeira para fazer uma xilogravura e o terceiro usei  o esfumado e traços mais fortes para acentuar o pêlo.
Com Carinho, desejo a todos uma ótima semana!
Agradeço pelas visitas e comentários, prometo resposnder todos assim que tiver mais um tempinho.



4 comentários:

  1. Mara, adorei os desenhos. Esse rosto aí ficou lindo demais. Vc podia particpar no nosso encontro. Vamos? Lá vamos sortear alguma coisa do nosso artesanato. Estamos muito emplogadas. Boa oficina. bjs

    ResponderExcluir
  2. Mara, como é bom receber você no meu/nosso STILO BASICO, não deixe de nos mostrar seus ´anjos bordados` .
    Seu trabalho esta lindo , desejo muito boa sorte nos novos projetos e muito sucesso sempre, porque talento e Deus no coração você tem .

    bjim e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mara, vim te agradecer a visita e dizer que já consegui o nome das plantinhas, rsss mesmo assim agradeço o interesse em me ajudar.
    Eu tb tenho uma filha formada em artes ela fez especializaçao em arteterapia, e dá aulas rsss.
    Um beijo e bom fds
    Leila

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    eu sou capixaba e estou procurando alguém para desenhar o meu retrato a carvão. Você faz esse trabalho se eu encomendar? Desejo algo que fique bem perfeito e em tamanho grande. Vou deixar meu e-mail, caso você queira entrar em contato: mari_pbp@hotmail.com

    ResponderExcluir