Blogagem Coletiva - Cor Azul

Boa Noite!
A segunda-feira está quase no fim e vim postar, só agora parei... Ufa!!!
A blogagem coletiva me chamou atenção, principalmente por se tratar de cores, pensem nisso para uma artista plástica! Genial!!! Amei!!!
Vamos começar...

AZUL: Aspectos favoráveis: o azul assinala a entrada nos domínios mais profundos do espírito e uma das suas qualidades mais sutis é a aspiração. Essa cor faz parte do espectro frio e, por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé. O azul é uma cor popular associada ao dever, à beleza e à habilidade. A serenidade dessa cor traz consigo paz, confiança e sentimentos curativos agradavelmente relaxantes. Sua fluidez e força serena são traços atraentes, que provocam admiração por parte das outras pessoas.
O azul não é aconselhável para tratar paralisia, pressão sanguínea baixa ou resfriados. Além disso, essa cor não é recomendável para melancolia ou depressão. Observação: Essa informação é um estudo real da área de psicologia das cores, e quando se tem caso de depressão, realmente não é aconselhável usar pinturas de ambientes em azul. (resumo do estudo da cor azul)
 Período Azul de Pablo Picasso

Consiste em obras sombrias em tons de azul e verde azulado, ocasionalmente usando outras cores. Desenhava prostitutas e mendigos e sua influência veio de viagens pela Espanha e do suicídio de seu amigo Carlos Casagemas. Ele pintou vários retratos de seu amigo, culminando com a pintura obscuramente alegórica de La Vie. O mesmo tom está na água-forte The Frugal Repast, que mostra um cego e uma mulher perspicaz, ambos emagrecidos, sentados perto de uma mesa vazia. A cegueira é um tema recorrente no período e está também em The Blindman's Meal e no retrato Celestina. Outros temas frequentes são artistas, acrobatas e arlequins. O arlequim se tornou um símbolo pessoal para Picasso.

A cor Azul também é usada na pintura de paisagens para mostrar distância: Observe que nessa imagem as montanhas mais distantes estão em tons azulados. Isso se dá por causa da atmosfera, isso mesmo do ar. Mas isso não é só na pintura se você observar realmente uma paisagem quando as montanhas ou árvores estão distantes, se mostram ao nosso olhar em tons azuis. Observe, você vai relaxar e aprender a observar uma paisagem com olhos mais artísticos.


Outra coisa importantíssima sobre a cor azul é relacionada ao estudo icnográfico, ou seja o estudo dos ícones religiosos nas artes. A cor azul para uma pintura ou imagem religiosa simboliza o celestial. Observação: Se o manto de Nossa Senhora é Azul relaciona ela a um ser celestial. Na iconografia A Trintade temos 3 pessoas ao redor de uma mesa, uma com manto marrom (Terra -Cristo), outa com manto AZUL (Celeste -Pai) e outra com o manto verde (Espírito Santo). Isso tudo é muito interessante.

Arte em azul não poderia faltar...
 Esta aí a minha blogagem coletiva espero que gostem das informações, mas tenho mais uma coisinha... preparei uma sobremesa este fim de semana que quando percebi que poderia usar aqui, tive que tirar essa foto... ela é AZUL. è uma simples gelatina.
 É de Tutti-Fruti

Abração a todos. Amei participar dessa blogagem! Muito Legal!
Mais imagens azuis para encher nossos olhos...
detalhe: em AZUL

7 comentários:

  1. Gostei muito do post!Lindas as imagens!
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Ficou muito inteligene e interessante. A sobremesa ficou demais. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Mara! Chegou tarde, mas chegou, e isso é que importa!
    Lindo post, cheio de informações e beleza!
    Arte é tudo de bom!
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. oi mara , vim conhecer seu blog , agradecer sua visita e fiquei emocionada ao ver meu blog adicionadao no seu , acho que é a primeira vez que alguem me adiciona
    obrigada amiga
    voltarei aqui pra explorar melhor seu blog
    boa noite
    bj carla

    ResponderExcluir
  5. Olá Mara,
    Bela postagem azul é maravilhoso mesmo Céu e Mar,já passei por todas as suas postagem e adorei viu.Beijocas já estou te seguindo tb

    ResponderExcluir
  6. Interessante Mara, aprendi muitas coisas. Esse tipo de post além de belo é útil, bom mesmo! E teu blog é ótimo! Vou te seguir. Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mara!
    Muito obrigada, por vc comentar no meu blog!
    Que bom que vc gostou do post.
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir